Dicas para mitar

Ensine outras pessoas 

Prepare miniaulas e ensine os seus amigos. Não tenha medo de dividir o conteúdo com outras pessoas. Ensinando o próximo, você aprende mais e repara em pequenos detalhes da matéria ensinada que poderiam passar em branco. 

Descubra o seu melhor horário de produtividade 

Estude em vários horários diferentes até descobrir qual é o seu maior ponto de produtividade. Aproveite-se dele e não se esqueça: não adianta brigar com você mesmo! Traga as suas habilidades e fraquezas a seu favor. 

Pratique o que estudou 

A dica é antiga, mas é muito válida. Terminou de estudar a matéria? Faça exercícios! Assim, a chance de você realmente memorizar aumenta muito. 

Tenha os seus objetivos bem claros 

Não adianta estudar se você não tem os seus objetivos definidos. Falamos isso pois, quando não sabemos o que queremos, o cérebro não memoriza, já que ele entende que é um conteúdo sem muita importância. 

Não deixe de fazer atividades físicas e se mantenha criativo

Atividades físicas auxiliam na memorização, concentração e aprendizado. 

Evite o estresse

Em altos níveis de estresse, as capacidades de memorização e concentração caem demasiadamente. O estresse é um dos maiores inibidores do aprendizado e da memorização. Se perceber que você está muito estressado, tente relaxar e, só depois, comece a estudar. 

Seja persistente

Estudando todos os dias, você aprende mais fácil. Portanto, não deixe de estudar todos os dias, independentemente dos contratempos e compromissos que tiver. 

Estude em grupo

Se você não consegue ficar muito tempo sentado, estudando sozinho, estude em grupos. Caso tenha dificuldade em estudar por longos períodos de tempo, organize uma turma de estudos entre amigos. 

Escreva para aprender melhor

Quando você escreve o conteúdo estudado, você presta mais atenção nos conceitos teóricos e aprende mais. Essa prática também aumenta a chance de melhor memorização. Isso porque quem somente lê, tem mais chances de perder a concentração. 

Durante os estudos, somente ouça músicas instrumentais ou em línguas que você não entenda. 

Evite ouvir músicas que tirem a sua atenção durante os estudos.